quarta-feira, 9 de março de 2011

Não quero dinheiro... quero comer


Há umas semanas, a caminho de casa, fui abordada por um homem que me pediu comida...Não queria dinheiro, queria comer.

Educadamente, de chapéu de chuva na mão, explicou que estava na rua há uma semana com a companheira e que já tinha pedido ajuda a outras pessoas, mas ninguém o ouvia.

Olhei-o a medo, primeiro. Não tinha mau ar, embora fosse evidente que estava na rua... roupa, corpo já precisavam de um banho.

Fiquei sem reacção e balbuciei que não tinha dinheiro comigo para o ajudar (e não tinha mesmo)... e ele respondeu, educadamente, que não fazia mal... e agradeceu.

Um turbilhão de pensamentos tomaram-me de assalto o pensamento... O que leva uma pessoa a sair para a rua para pedir comida? Ao que chegámos... O que teria sido a vida daquela pessoa, antes? O que teria acontecido? Quem lhe tirou o tapete debaixo dos pés?

E a angústia que de repente me trouxe as lágrimas aos olhos... Pior que ter fome, que estar na rua é engolir o orgulho e implorar por ajuda a pessoas surdas que seguem o seu caminho de olhos no chão, ignorando o que se passa à sua volta.

Senti-me a pior pessoa do mundo.

2 comentários:

  1. Sem menosprezar a tua história, direi que voltamos a ter blogue. Excelente!
    Bjitos! * :)
    a) flordocardo

    ResponderEliminar
  2. ...e que história... Não há dia que não me lembre disto! :(

    ResponderEliminar